coleção-mtga

Adaptando a sua coleção ao meta!

0 Flares 0 Flares ×

Olá jogadores! O artigo de hoje será voltado para jogadores iniciantes ou para F2P que ainda não tem uma coleção recheada de opções para criar os decks mais fortes do meta.

Iremos discutir como adaptar os decks do meta à sua coleção, como encontrar substituições para cartas míticas e raras que você não possui, ou seja como montar um deck barato ou Budget de versões dos decks do metagame.

Como adaptar sua coleção ao meta!

Muitas vezes queremos jogar ou montar um deck que está muito forte no metagame do Magic Arena, mas não temos as cartas necessárias para montar o deck e então nos vemos obrigados a adaptar o deck para a nossa coleção.

Não gaste WildCards para substituições

Um erro comum de jogadores iniciantes é gastar Wildcards para criar cartas de substituição. Se você está adaptando um deck que não possui todas as cartas não gaste suas preciosas Wildcards para criar cartas ruins que servirão apenas como substitutas temporárias enquanto você não consegue as cartas da lista.

Utilize sempre as opções que você tiver disponível em sua coleção, mesmo que você não encontra a carta de substituição ideal, cada Wildcard desperdiçada para fazer uma carta ruim irá faltar para você completar um deck bom!

Procure cartas com o mesmo efeito

A primeira coisa a se fazer é entender o que cada carta significa para o seu deck. Por exemplo, no deck UW control [card] Teferi, Hero of Dominaria[/card] é uma staple, ou seja, a carta mais importante do deck, esse tipo de carta geralmente é insubstituível, o deck ficará muito fraco se você não tiver pelo menos 3 cópias dela.

Porém no mesmo deck UW control utiliza a carta  [card]Sinister Sabotage[/card], que serve para viabilizar o deck, a função dela é anular qualquer mágica do seu oponente e atrasar o jogo do seu oponente, e como bônus ela ainda possui vigiar, que permite você manipular o topo do seu deck.

Caso você não possua a carta  [card]Sinister Sabotage[/card] você poderá procurar em sua coleção por algo que faça o mesmo efeito, provavelmente você encontrará  [card]Cancel[/card] que tem o mesmo custo além do efeito de anular qualquer mágica do oponente, a única desvantagem é que você não poderá manipular o topo do seu deck.

Em termos gerais primeiramente procure cartas que façam o mesmo efeito da carta que você não possui, se a carta anula procure por outra carta que anule, se a carta exila uma permanente busque por uma com o mesmo efeito, nesse primeiro momento não se preocupe com o custo da carta que você irá substituir.

Fique de olho na sua curva de mana

Depois de encontrar as possíveis substituições para uma carta do deck que você quer montar é hora de verificar o custo de mana. É muito importante tentar encontrar substituições que mantenham o custo de mana parecido, ou você será obrigado a alterar a quantidade de terrenos do seu deck para não sofrer com a falta de mana.

Vamos ver um exemplo de como você deve proceder na escolha de uma carta de substituição: Vamos imaginar que você esteja procurando por um substituito para [card]Cast Down[/card] na sua coleção e você encontra as seguintes cartas que poderão substituí-lo: [card]Murder[/card], [card]Ravenous Chupacabra[/card], [card]Severed Strands[/card].

Cada uma dessas cartas possui uma vantagem e uma desvantagem para servir de substituição ao [card]Cast Down[/card], vamos analisar uma a uma e verificar qual seria a melhor opção.

[card]Murder[/card]: Mata qualquer criatura, porém custa uma mana a mais e exige que tenhamos duas manas pretas.

[card]Ravenous Chupacabra[/card]: Mata qualquer criatura e ainda deixa uma criatura em campo, mas exige duas manas pretas e custa o dobro do [card]Cast Down[/card] e não pode ser utilizado no turno do adversário.

[card]Severed Strands[/card]: Possui o mesmo custo de mana do [card]Cast Down[/card] e ainda possui o bônus de ganhar vida, mas você precisa ter uma criatura em campo para poder sacrificar.

Analisando agora as opções um jogador iniciante poderia escolher [card]Severed Strands[/card] como a melhor substituição, e esta seria a melhor opção mesmo se o deck que estivessemos utilizando tivesse formas de voltar criaturas do cemitério para a mão ou para a mesa, ou ainda, se o deck se beneficiasse pelo número de criaturas no cemitério.

Caso não fosse esse o tipo de deck que estivessemos construindo, então nos sobraria apenas duas opções: [card]Murder[/card] e [card]Ravenous Chupacabra[/card]. Se tivessemos que substituir apenas uma cópia de [card]Cast Down[/card] a melhor opção seria o [card]Ravenous Chupacabra[/card] pela sua versatilidade de matar uma criatura e ainda deixar uma criatura na mesa para se defender ou atacar.

Mas caso tivessemos que substituir diversas cópias de  [card]Cast Down[/card] então o [card]Ravenous Chupacabra[/card] não seria a melhor opção, pois deixaria o nosso deck muito pesado e teriamos que mexer no número de terrenos do deck.

Nos resta apenas a última opção que seria a carta [card]Murder[/card], o custo adicional de uma mana não irá pesar tanto a ponto de ter que rever a quantidade de terrenos que temos, no máximo teremos que fazer uma modificação e adicionar mais pântanos para ter certeza que iremos ter as 2 manas pretas para utilizar a mágica, além disso ela é flexível podendo matar qualquer criatura no turno do oponente sem a necessidade de possuir um pré requisito para poder lançar a mágica.

magic-mana-symbols

E você tem alguma outra dica que costuma utilizar na hora de adaptar a sua coleção para um deck do meta? Deixe o seu comentário sobre  o que você costuma fazer para substituir as cartas que você ainda não possui!

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos para que eles também tenham acesso ao nosso conteúdo e curta a nossa página no facebook para não perder nenhum conteúdo futuro.

Nos vemos na Arena!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×