como-completar-sua-coleção-mtga

Como completar a sua coleção de forma eficiente

0 Flares 0 Flares ×

Faaala jogadores! Hoje iremos por um ponto final em uma discussão que acontece desde o início do beta do MTG Arena! Qual a melhor forma de completar a sua coleção? Comprar boosters ou jogando draft?

Esse artigo é uma livre adaptação do artigo da Hipster of the Coast, onde eles abordam a forma mais eficiente de completar a sua coleção no MTG Arena.

Como completar a sua coleção no MTG Arena

O jogo MTG Arena possui uma característica peculiar em relação aos outros jogos de cartas online, que é a forma como você pode obter as cartas da sua coleção. Desde o início do jogo, os desenvolvedores do jogo quiseram que os jogadores não tivessem que se desfazer de suas cartas para completar um deck.

Portanto não é possível se desfazer de uma carta que você tenha na sua coleção, sendo assim a única forma de expandir a sua coleção é adquirindo cartas novas, e a forma mais simples que você possui para isso é através do Draft ou comprando boosters. O que levou a comunidade de MTG Arena se perguntar quais dessas duas formas era a mais eficiente.

Proteção de Duplicatas

Para ajudar os jogadores a completarem a sua coleção mais facilmente, a Wizards implementou ao MTG Arena um sistema chamado Proteção de Duplicatas, que é simplemente um algoritmo que não deixa um jogador abrir uma quinta cópia de uma carta ao abrir um booster.

A Proteção de Duplicatas só funciona para boosters que forem abertos no menu “Pacotes”, ou seja apenas pacotes que você comprou ou ganhou de premiação, se você abrir um booster de draft a proteção de duplicatas não irá ser ativada.

Wildcards (Cartas Coringas)

As Wildcards ou Cartas Coringa foram um jeito que os desenvolvedores acharam para que os jogadores pudessem criar a carta que quisessem sem ter a necessidade de abrir vários boosters.

As Wildcards podem ser encontradas ao abrir boosters, ao completar a progressão de Wildcards ou ao abir o baú, se você quiser entender melhor como funciona as Wildcards nós fizemos esse artigo onde falamos tudo sobre as cartas coringas.

Quantos pacotes eu preciso para completar a coleção?

Agora que você já sabe como funciona a Proteção de Duplicatas e as Cartas Coringas, chegou a hora de fazer a matemática e entender a fórmula para quantos pacotes você precisa para completar a sua coleção no MTG Arena.

fórmula-raras-completa-a-coleção-mtga

A fórmula matemática acima nos mostra quantas cartas raras estão faltando em nossa coleção. Para a melhor compreensão vamos explicar didaticamente a fórmula:

Rm – (Rare Missing) Número de Raras faltando na coleção

4 – Número Máximo de cópias de uma carta que podemos ter

Rs – (Rare in the Set) Número de cartas raras que possuí em uma determinada coleção

Ro -(Rare Owned) Quantidade de cartas raras que você já possuí de uma determinada coleção

Po – (Packs Owned) Número de Packs que você possui para abrir

7/8 – Referente a taxa de cartas raras que podemos abrir sem que ela seja uma carta mítica

11/12 – Referente a taxa de cartas raras que podemos abrir sem que ela seja uma carta coringa

Caso você queira calcular o número de pacotes que você terá que abrir  para completar a sua coleção de cartas míticas, basta utilizar a mesma fórmula e trocar a taxa de (7/8) para (1/8) o restante da fórmula continua o mesmo.

Comprar pacotes ou jogar draft?

Vamos comparar agora o que é mais vantajoso e eficiente para que você consiga completar uma coleção do MTG Arena mais facilmente.

Cada pacote custa 1000 de ouro no MTG Arena, e cada entrada de Draft custa 5000 de ouro, onde você abrirá 3 pacotes e terá 1 garantido de premiação.

Talvez agora você esteja falando a si mesmo que não sabe jogar Draft, ou escutou algum streamer ou youtuber falando que você que é iniciante deveria investir comprando pacotes, certo?!

Errado! Lembre-se a sua intenção aqui é gastar os seus recursos para conseguir completar a sua coleção o mais rápido possível! Portanto com um pouco de disciplina e muito empenho irei mostrar agora como você conseguirá completar a sua coleção mais facilmente jogando Draft.

Conforme mencionamos anteriormente ao abrir um pacote no Draft ele não te garantirá a proteção de duplicatas, portanto você deve conhecer muito bem a sua coleção, talvez até fazendo um inventário das cartas que faltam para que você consiga completar a sua coleção.

Como a sua estratégia é conseguir completar a sua coleção o mais rápido possível eu te aconselho a utilizar a técnica conhecida como rare draft.

RARE DRAFT: Focar em pegar cartas que você esteja buscando em detrimento de fazer um bom deck no draft para conseguir completar a sua coleção mais rápido.

Para completar a sua coleção o mais rápido possível, você terá que dar prioridade em toda carta rara que aparecer para você durante o draft, em seguida dar prioridade para as cartas incomuns e por fim as comuns que você ainda não possui.

Seguindo essa estratégia você conseguirá ao fim do draft 4,5 ou até mais cartas raras o que seria mais do que você estaria conseguindo abrindo pacotes.

Quantos Drafts tenho que fazer para completar a minha coleção?

Agora que você já entendeu como fazer Draft é mais vantajoso para você completar a sua coleção mais rápido, vamos conhecer a fórmula matemática de quantos Drafts você precisa jogar para completar a sua coleção:

draft-completar-coleção-mtga

Vamos entender agora o que significa cada uma das variáveis na fórmula matemática para saber quantos Drafts você precisará jogar para completar a sua coleção no MTG Arena.

Rr – (Rares Receiveid) Número de cartas raras recebidas no Draft

Ra – (Rares add to Pool) Número de cartas raras que pegamos durante o Draft

Pa – (Packs wins on avarage) Quantidade de pacotes recebidos de premiação

7/8 – Referente a taxa de cartas raras que podemos abrir sem que ela seja uma carta mítica

11/12 – Referente a taxa de cartas raras que podemos abrir sem que ela seja uma carta coringa

Agora que já conhecemos essas duas fórmulas nós podemos juntá-las para saber quantos Drafts serão necessário jogar para completar a nossa coleção:

drafts-completar-coleção-MTGA

Bônus: Planilha para calcular como completar a sua coleção no MTGA

Se você não é muito fã de matemática nós podemos te ajudar com uma planilha que fará todos os cálculos para você!

Para você calcular de forma automática quantos pacotes e quantos Drafts você precisa para completar a sua coleção siga as instruções:

  1. Faça uma cópia dessa planilha
  2. Preencha a planilha com as informações da sua coleção
  3. Não abra mais nenhum pacote
  4. Quando fizer um Draft, pegue todas as raras que ainda não tenha 4 cópias
  5. Adicione o resultado do seu Draft na Planilha
  6. Quando a planilha lhe disser que não precisa mais fazer Drafts, abra todos os pacotes que você possui

Importante: É necessário que você tenha muito foco para seguir as orientações e maximizar os seus recursos, portanto não abra nenhum pacote até que a planilha esteja lhe dizendo para abir, e ao fazer o Draft lembre-se sempre da sua motivação, completar a sua coleção ao invés de conseguir muitas vitórias, portanto de sempre prioridade para as cartas raras mesmo que não sejam da cor do deck que você está montando, ou sejam muito ruins.

Vale lembrar que esses cálculos não estão utilizando as Wildcards, ou seja toda carta coringa que você ganhar será para guardar para a próxima coleção, ou para que você consiga criar um deck que deseja fazer mais rapidamente.

Esta também é uma maneira que jogadores F2P podem utilizar para completar a sua coleção sem a necessidade de investir 1 centavo no jogo.

Para finalizar e provar matematicamente que fazer Draft é mais viável do que abrir boosters temos uma conta final:

A cada 7 pacotes contém uma carta rara, enquanto o oitavo é uma carta mítica.A cada 24 pacotes possui uma carta coringa rara e uma carta coringa mítica. Juntando essas informações, a cada pacote contém 0,80 cartas raras, ou a cada 5000 de gold, ganhamos 4 cartas raras e 1 carta coringa rara ou uma carta mítica.

Se você terminar o draft com o pior resultado 0-3, nós abriremos 1,2 cartas raras e ganharemos 50 gemas (o que é 0,25 de um pacote[200 gemas = 1 pacote]). Os pacotes que abrimos durante o Draft não possuem cartas coringas, o que nos deixa com 2,625 raras a cada 3 pacotes. Conforme foi estabelecido acima, o pacote de premiação  contém 0,80 cartas raras, somando o total de pacotes ganhos mais a premiação de gemas convertidas teremos 1.16 cartas raras, ao final teremos 3,785 contra 4,0 cartas raras com o mesmo investimento de 5000 de ouro.

Se você conseguir pelo menos 1 vitória durante o draft, isso irá te garantir mais 0,27 pacotes pela premiação de 100 gemas, o que dará a mesma quantidade de 4,0 cartas raras em 5000 de ouro gasto. Levando em consideração que a cada duas vitórias ou mais você estará em vantagem em relação à compra de boosters e que as gemas ganhas podem comprar mais entradas para draft nos leva a concluir que fazer o rare draft é muito mais vantagem para um jogador que queira completar a sua coleção.

magic-mana-symbols

Espero que esse artigo tenha te ajudado a desmitificar de uma vez por todas por quê jogar Draft é melhor do que comprar boosters para completar a sua coleção, mesmo que você não seja um bom jogador do formato limitado.  Não esqueça de compartilhar com os seus amigos em suas redes sociais e de curtir a nossa página no facebook, e nossos canais no Youtube e na Twitch para ficar por dentro de todas as novidades do Magic the Gathering Arena!

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Reddit 0 Email 0 0 Flares ×