mecanicas-lealdade-ravnica

Mecânicas de Lealdade em Ravnica

0 Flares 0 Flares ×

A nova coleção de Magic the Gathering, Lealdade em Ravnica,  trará as cinco guildas que faltam em Ravnica, são elas, Rakdos, Azorius, Orzhov, Gruul e Simic. E cada guilda trará uma mecânica única para as cartas de cada facção.

Nesse artigo iremos apresentar cada uma das mecânicas de cada uma das guildas de Ravnica, além de trazer uma análise de como elas podem ser significantes para o formato Standard.

Mecânicas de Lealdade em Ravnica

 Rakdos: Espetáculo

Espetáculo é uma nova palavra-chave que introduz a habilidade da guilda Rakdos, ela gera um custo alternativo para jogar a carta, onde para poder jogar a carta com o custo alternativo o oponente deve ter tomado dano nesse turno.

O custo alternativo da habilidade Espetáculo poderá ser maior ou menor do que o custo da carta, quando o custo do espetáculo for maior do que o custo da carta, a habilidade lhe dará algum bônus. Quando o custo do espetáculo for menor, a habilidade será a mesma.

Por estar ligado as cores vermelho e preto o jogador não encontrará dificuldade em causar dano ao oponente para poder utilizar o custo alternativo do Espetáculo, pois existem várias cartas capazes de causar dano direto ao adversário.

É importante ressaltar que o dano não precisa ser de combate, pode ser dano causado por mágicas ou habilidades, e também tanto faz o jogador que causou o dano, se o seu oponente pagar o custo de 2 de vida para baixar uma shockland você poderá utilizar uma mágica instantânea com o custo alternativo do espetáculo.

Também é importante lembrar que para ativar o custo alternativo do Espetáculo, não importa se o oponente recuperou vida, e sim se ele perdeu vida nesse turno, portanto, se o oponente tinha 20 de vida, desceu uma shockland pagando 2 de vida e depois utilizou um [card]Revitalize[/card], e ficou com 21 de vida, ainda assim, você poderá utilizar a sua carta com o custo alternativo de Espetáculo.

Jogar uma mágica ou criatura utilizando o seu custo de Espetáculo não irá alterar o custo da carta, portanto se você utilizou o custo do Espetáculo para jogar a mágica Iluminar o Palco, para qualquer efeito o custo de mana convertido da carta será 3 e não o custo alternativo do Espetáculo.

 Orzhov: Pós-Vida

Pós-Vida é a habilidade da guilda Orzhov, ela cria um token de espírito 1/1 com voar para o valor de Pós-Vida da criatura, isso significa que uma criatura poderá criar várias fichas de espírito 1/1 com voar após morrer.

A habilidade de Pós-Vida só é ativada caso a criatura esteja no campo de batalha e vá para o cemitério, caso ela seja exilada, ou vá para alguma outra zona do jogo a habilidade de Pós-Vida não será ativada.

Essa nova habilidade da guilda Orzhov está diretamente ligada com a sua história, onde os membros da guilda permanecem até mesmo após a sua morte.

Além de ser versátil, podendo se encaixar perfeitamente em decks aggro, midrange e control, a habilidade de Pós-Vida dará a vantagem que os decks brancos e preto tanto apreciam, criando diversos tokens e pressionando o oponente mesmo após uma remoção.

 Simic: Adaptar

Adaptar é a nova habilidade da guilda Simic, se uma criatura não tiver marcadores +1/+1 ela poderá pagar um custo e e ganhar uma quantidade de marcadores iguais ao número acompanhado pela habilidade de Adaptar.

Além disso as criaturas Simic além de ficarem maiores também gostam de vantagens e muitas cartas darão bônus extras para as criaturas que tiverem marcadores +1/+1, como por exemplo, atropelar ou voar.

Você consegue Adaptar se não possuir nenhum marcador +1/+1 na criatura, caso a criatura tenha marcadores e de alguma forma você remova ou transfira os marcadores e a criatura voltar a ficar sem marcadores, nesse caso, você conseguirá Adaptar novamente.

A guilda Simic promete uma boa adição de elementos ao deck UG Tritões, que já é bastante utilizado, principalmente por jogadores iniciantes, e com certeza deixará o deck mais forte e competitivo.

Outra versão que promete ficar forte é o Temur (verde,azul e vermelho), fazendo um spash para a cor vermelha para adicionar criaturas da guilda Gruul poderá criar muita sinergia.

 Gruul: Tumulto

Tumulto é a habilidade da guilda Gruul, ao entrar em campo de batalha o jogador pode escolher entre colocar um marcador +1/+1 ou dar ímpeto para a criatura.

Esta habilidade sempre irá desencadear e a prioridade é do jogador, diferente da habilidade de explorar, Tumulto não pode ser respondida pelo oponente. Tumulto também é desencadeado se a criatura for reanimada voltando do cemitério, exílio ou qualquer outro efeito que faça a criatura voltar para o campo de batalha.

Caso algum efeito incomum faça uma criatura ter os efeitos de entrar em campo duplicados, você poderá escolher efeitos diferentes para cada vez, ou o mesmo efeito várias vezes.

A nova habilidade da guilda Gruul é bastante flexível e poderá ser usada da melhor forma de acordo com a situação do jogo, criando criaturas maiores para bloquear contra aggros ou criando criaturas com ímpeto para surpreender os controles.

 Azorius

Adendo é a nova mecânica da guilda Azorius, ela estará presente em sua maioria em mágicas instantâneas. Com a habilidade Adendo, se você jogar uma mágica na sua fase principal, você ganhará um bônus.

Note que a habilidade Adendo só funciona se você jogar na SUA fase principal, ou seja, para ganhar um benefício, você deve deixar de usar a sua mágica instantânea a qualquer momento para utilizar durante a sua fase principal como se fosse um feitiço.

Se você jogar uma mágica que possua Adendo fora da sua fase principal, ela irá simplesmente desconsiderar o efeito do Adendo e resolver somente a primeira parte do texto da carta.

A nova mecânica da guilda Azorius não favorece muito decks control, já que normalmente o deck controle quer utilizar as suas manas no turno do seu adversário e não no seu próprio turno. Para que uma carta com a habilidade de Adendo consiga entrar no meta e disputar um espaço em decks controle terá que possuir um efeito extremamente vantajoso, como por exemplo o Poderes Emergenciais que permite você baixar uma permanente de até sete manas de graça se for jogada durante a sua fase principal.

magic-mana-symbols

E o que você achou das novas mecânicas de Lealdade em Ravnica? Deixe o seu comentário sobre as suas impressões, e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos nas suas redes sociais e de curtir a nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização do Magic Arena.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×