Mono-Blue-aggro

MonoBlue Aggro: Um deck barato e eficaz para o Standard

0 Flares 0 Flares ×

Tendo em vista a economia do Magic Arena e a dificuldade de se conseguir as Wildcards, especialmente no modo “free to play”, o objetivo deste artigo é apresentar decks com a menor quantidade possível de cartas raras e míticas, de modo que um jogador comum possa tirar o melhor proveito do deck logo de início.

A primeira lista da coluna é um deck que fez o Top8 do Torneio da StarCity Games em Columbus e tem feito muito sucesso no Arena por ser um dos mais fáceis de montar.

O deck é super fácil de pilotar e principalmente de montar. Com apenas 4 cópias do [card]Tempest Djinn[/card] como raras e apenas terrenos básicos. Dentre os decks que se destacaram no primeiro fim de semana de torneios competitivos com Guilds of Ravnica, é de longe o mais barato. Tem um plano de jogo simples e eficaz. Criatura voadoras exercendo pressão na vida do oponente enquanto usa de anulações e efeitos que atrasam as criaturas inimigas, ganhando o tempo necessário pra finalizar o jogo.

Existem algumas variações desta lista. Escolhi especificamente uma que garantiu um top8 num evento da StarCity Games. Caso mesmo suas wildcards comuns e incomuns estejam escassas, vale a pena pesquisar as variações e se adaptar com as cartas que já tenha. Muitas peças do deck são intercambiáveis. Apenas esteja atento pra não fugir do plano principal.

Dito isto, vamos à lista:

MonoBlue Tempo – Scott Ruggero – SCG Columbus Top8

Mono-Blue Aggro

 


Mono-Blue Aggro: Como Jogar

O funcionamento do deck é simples e eficaz: criaturas rápidas e difíceis de bloquear e meios pra não perder o gás e manter a pressão. Uma mão com [card]Mist-Cloaked Herald[/card] seguido de [card]Curious Obssesion[/card] garante um fluxo de cartas na mão. [card]Dve Down[/card] e [card]Spell Pierce[/card] ajudam a proteger seu [card]Mist-Cloaked Herald[/card]. [card]Siren Stormtamer[/card] faz um papel duplo como uma criatura voadora e proteção às outras criaturas encantadas com [card]Curious Obssesion[/card].

[card]Tempest Djinn[/card] é a estrela do deck. Ele é sua maior criatura, sua resistência 4 ajuda muito contra remoções baseadas em dano e seu poder pode acabar com o jogo em um ou dois ataques.

Pra garantir a execução do seu plano,[card]Exclusion Mage[/card], [card]Warkite Marauder[/card], [card]Merfolk Trickster[/card] garantem que você tenha tempo de atacar com suas criaturas enquanto coloca mais corpos na mesa. [card]Essence Scatter[/card] e [card]Wizard’s Retort[/card] impedem o oponente de executar o próprio plano.

Seu pior confronto é contra os decks de controle. A estratégia é deixar suas manas prontas pra anular as remoções do oponente e garantir seu card advantage com [card]Chart a Course[/card] e [card]Curious Obssesion[/card] pra garantir o gás no fim do jogo, enquanto deixa o oponente trocar suas outras criaturas com remoções pontuais. Lembre-se que precisa manter o fluxo de dano pra que o oponente não consiga chegar ao ponto de jogar muitas cartas no mesmo turno.

Nas partidas envolvendo decks de criatura, o tempo está a seu favor. Suas criaturas voam, o que te dá a vantagem de fluxo de dano enquanto [card]Merfolk Trickster[/card] e [card]Exclusion Mage[/card] garante o atraso no fluxo do oponente. Cuidado com os [card]Goblin Chainwheeler[/card] do adversário. guarde sempre seus counters pra ele  se estiver controlando muitas criaturas de resistência 1. No sideboard, [card]Sleep[/card] te dá um ataque extra em relação ao oponente, e desequilibra a troca de dano a seu favor.

No Sideboard, meios para combater os prinicipais adversários. [card]Sentinel Totem [/card] contra decks que abusam de cemitério; [card]Diamond Mare[/card] bloqueia as criaturas 2/1 do oponente e te dá vida (e tempo) ; [card]Disdainful Stroke[/card] e [card]Negate[/card] atrasam os decks de control. [card]Syncopate[/card] e principalmente [card]Sleep[/card] podem quebrar a simetria dos mirrors de criatura a seu favor. Certifique-se de não comprometer sua base de criaturas durante o sideboard, pra não perder a principal arma do seu deck que é o tempo em troca de não deixar o oponente jogar.

Finalizando, o baralho é muito bom e com um plano muito simples e coeso. Tem matchups bem equilibrados contra outros decks de criatura, mas conhecendo o baralho, é possível ganhar uma boa margem de vantagem. Como todo deck de Tempo, precisa de certa experiência ao avaliar as mãos iniciais e ao sequenciar suas criaturas contra cada matchup.

Ao meu ver, é o deck ideal pra ser seu primeiro deck Standard. É possível ir bem nos eventos e na Ladder e acumular bastante gold e cartas pros baralhos que exijam ais cartas raras e míticas, além de ser divertido de jogar.

magic-mana-symbols

Se você gostou do artigo não se esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais para que eles também possam se dar bem nos eventos e deixe o seu curtir na nossa página no facebook para acompanhar todas as novidades do Magic Arena!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×
Thiago Jachelli

Thiago Jachelli joga Magic desde os primórdios de 1995 e já fez de tudo um pouco. Já foi juiz, lojista, organizador de torneios e jogador competitivo. Entre 2016 e 2017 escreveu regularmente para o ManaFix.net e agora entrou de cabeça no Magic Arena.