mao-inicial-mtga

Regras de mão inicial e mulligan para Bo1

0 Flares 0 Flares ×

Olá jogadores! No artigo de hoje iremos apresentar para vocês como funciona o algoritmo do MTG Arena para a mão inicial em partidas Bo1.

O Magic the Gathering foi desenvolvido para partidas melhor de três (Bo3) mas na versão virtual do MTG Arena uma partida Md3 pode demorar mais de meia hora em uma partida entre dois decks aggro, se a partida envolver um deck controle poderá durá mais de uma hora.

Como a idéia do MTG Arena é se tornar um jogo dinâmico e rápido, respeitando toda a complexidade de uma partida de Magic the Gathering e sem perder a sua essência, os desenvolvedores do jogo precisaram criar uma solução para que houve uma maneira de criar um rank para mostrar quem são os melhores jogadores (se quiser saber mais sobre o sistema de ranking veja esse artigo aqui), e para isso criaram o polêmico sistema melhor de 1(Bo1).

Regras para a mão inicial

Para que o modo Bo1 fosse mais justo a equipe do MTG Arena precisou criar uma forma para que o jogador não fosse muito punido em sua mão inicial, pois uma mão inicial com muitos terrenos ou uma mão inicial sem nenhum terreno pode determinar uma derrota, e isso é muito prejudicial em um modo de jogo onde você não terá outra partida para recuperar.

Pensando nisso os desenvolvedores do jogo desenvolveram um algoritmo que basicamente verifica duas possíveis mãos iniciais para o seu deck, e lhe dará a melhor mão dentre os dois exemplos. Fazendo isso, eles diminuem a chance de um jogador precisar fazer mulligan ou ter uma situação de não-jogo (mão inicial sem terrenos, ou mão inicial com 7 terrenos), isso não quer dizer que não possa ocorrer, mas que acontecerá com menor frequência.

Para o mulligan não há esta regra e o algoritmo irá apenas fornecer um exemplo de mão inicial com uma carta a menos para cada vez que você fizer o mulligan.

Para ilustrar a diferença entre a quantidade de manas entre a versão física e virtual do jogo, o diretor do jogo Crhis Clay, disponibilizou no fórum a seguinte tabela**:

0 terrenos 1 terreno 2 terrenos 3 terrenos 4 terrenos 5 terrenos 6 terrenos 7 terrenos
Teoria do MTG 0.0006 0.02936 0.27212 0.54164 0.14402 0.012 0.00026 0
MTGA Atual 0.000* 0.022 0.256 0.475 0.227 0.019 0.000* 0.000
MTG Físico 0.01315 0.09205 0.24546 0.32297 0.22608 0.08397 0.01527  0.00104

mao-inicial-mtga

(*)isto acontecerá em raras ocasiões

(**) baseado em um deck de 40 cartas e 17 terrenos com simulação de aproximadamente 100 mil aberturas de mão 

Como podemos observar a versão virtual do MTG Arena irá obter melhores resultados que a versão física do jogo. Caso a sua experiência com a versão virtual seja diferente do que a versão física, isso significa que não não está embaralhando devidamente o seu deck para que a ordem das cartas seja aleatório.

Outro ponto que é importante ressaltar é que o algoritmo apenas avalia o número de terrenos e outras mágicas na sua mão inicial sem levar em consideração o custo das cartas, efeitos ou cores necessárias para conjurar, portanto, ainda assim entre os dois exemplos que o algoritmo compara, você poderá receber a mão “ruim” com mais terrenos, por exemplo, em uma amostra você pode ter uma mão com 2 terrenos e 5 cartas que você não precisaria mulligar, e o algoritmo te dar a outra amostra em que você possuir 3 terrenos, mas com cartas de custo muito alto, ou terrenos de cores diferentes das mágicas da sua mão inicial.

Hackeando a sua mão inicial

Ao tornar as informações de como o algoritmo escolhe a mão inicial  e saber que será muito raro receber uma mão sem terreno nenhum ou apenas com terrenos, alguns deckbuilders estão se valendo dessas informações para reduzir o número de terrenos do deck para partidas Bo1.

Não é raro encontrar listas utilizando 18 e até 17 terrenos, algo que não versão física seria muito difícil de conseguir consistência, mas pelo algoritmo avaliar dois exemplos de mão inicial e lhe dar a opção com mais terrenos permite que principalmente os decks aggros monocolor consigam reduzir os seus terrenos para conseguir adicionar mais cartas sem se preocupar em ter uma mão inicial ruim, já que em geral conseguem jogar com apenas 1 ou 2 terrenos.

Apesar dos decks mais agressivos poderem se beneficiar mais do algoritmo da mão inicial e reduzir de 20 terrenos para 17, outros decks também podem se beneficiar, em geral, se você estiver utilizando um deck de duas cores você poderá reduzir em 1 ou 2 terrenos, já decks de três ou mais cores não é recomendado reduzir o número de terrenos já que o algoritmo não levar em consideração a cor das manas para escolher a sua mão inicial e poderá alguma cor de mana para você.

magic-mana-symbols

Se você gostou desse artigo não se esqueça de compartilhar com os amigos em suas redes sociais e de curtir a nossa página no facebook para receber o melhor conteúdo de Magic Arena em português!

 

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Reddit 0 Email -- 0 Flares ×